Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

DE QUE FORMA O AÇÚCAR PODE AFETAR O COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS?

12-01-2017

https://i0.wp.com/biosom.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/11/2.png?resize=640%2C359&ssl=1

 

Você já percebeu como as crianças ficam incontroláveis e hiperativas após o consumo de guloseimas durante uma festa infantil? Já reparou que elas possuem certos problemas cognitivos e comportamentais ao consumir grandes quantidades de açúcar refinado e corantes artificiais? Pois bem, certos alimentos que contém essas substâncias não são fontes de nutrientes e podem causar cáries, obesidade e problemas cardíacos no futuro.

 


Veja de que forma o açúcar pode afetar o comportamento das crianças

 

Podem apegar-se emocionalmente ao açúcar - É dificil não fazer uma festa infantil repleta de uma grande variedade de guloseimas, uma vez que cada ano comemorado de uma criança é especial. Porém, uma vida farta de biscoitos recheados e outras fontes de gorduras prejudiciais (como fast foods e refrigerantes) podem fazer com que toda vez que a criança fica triste, nervosa ou energética demais se apgue emocionalmente a estes alimentos, causando problemas na sua saúde no futuro. Então, durantes as festas de aniversário, tente reduzir a quantidade de doces, ou se atenha somente pelo bolo.


Podem ter a aprendizagem prejudicada - O consumo de açúcar em excesso pode ser responsável pelo baixo rendimento escolar. Os alimentos pobres em nutrientes, como os doces, atrapalham a memória e a aprendizagem, deixando a criança apática, em comparação às crianças que se alimentam de forma sádia, segundo alguns estudos.


Ficam mais irritadiças e impulsivas - Os açúcares refinados e processados entram na corrente sanguínea rapidamente, elevando os níveis de glicose no sangue. Isso leva a criança a ter uma explosão de energia e ser incapaz de ficar parada ou de se concentrar. Após isso, ocorre a queda do açúcar elevado no sangue e a criança começa a ficar apática e irritadiça.


Tornam-se predispostas a certas doenças - O excesso de açúcar presentes em doces, fast foods e refrigerantes suprime o funcionamento saudável do sistema imunológico da criança, perdendo vitaminas e minerais essenciais, deixando-a vulnerável a certas doenças, como obesidade, queda de cabelo e das unhas, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, varizes, hérnias, câncro e problemas ósseos, além de problemas dentários.


Podem usar o açúcar como forma de chamar à atenção - Normalmente crianças que passam muito tempo sozinhas ou ficam muito ociosas, sem ter como gastar energia, tendem a utilizar o açúcar "a seu favor". Elas descarregam as suas frustrações no açúcar e fazem birras, não querendo almoçar ou jantar, pedindo sobremesa ou outros tipos de alimentos, quando na verdade o que necessitam é mais atenção por parte dos pais ou atividades diferentes para se entreterem.


Perdem o interesse no que é saudável - Todas as pessoas nascem com o paladar mais apurado para o que é adocicado. Este sabor para as crianças faz com que elas rejeitem tudo aquilo que não é tão doce. Assim, os outros alimentos, como as frutas que possuem o seu açúcar natural, já não são tão apetitosos quanto aquele bolo de chocolate, por exemplo. Assim, a criança vai selecionar apenas o que ela realmente quer comer e é assim criado um ciclo vicioso, onde você cede às vontades dela e quando ela quiser, prejudicando a alimentação saudável e variada que deveria ter.


Tendem a ter problemas de insônia - O açúcar eleva no índice glicêmico, causando um pico de adrenalina e caindo rapidamente, o que leva a hipoglicemia. Assim, ele prejudica o sono, causando agitação nas crianças, tremores, sudorese, irritabilidade, fome noturna e outras consequências.

 

https://i1.wp.com/biosom.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/11/criancas-2.png?resize=640%2C314&ssl=1

 

Como reverter estas situações?

Se o seu/sua filho/a apresenta alguma das dificuldades acima, comece por manter um diário alimentar para ele. O pediatra também poderá ser consultado a fim de realizar alterações na dieta da criança para analisar se o seu comportamento melhora.

Converse com a criança acerca do que é saudável, do que realmente faz bem na alimentação. Não é necessário cortar de vez tudo o que ela gosta.

Simplesmente reduza o açúcar refinado e outros alimentos processados e faça trocas inteligentes, como a adição de mais frutas na alimentação, que possuam açúcar natural. Ou escolha um dia da semana em que ela possa escolher comer um doce que gosta, mas em pequena proporção. Outra dica é adicionar mais fibras na sua alimentação (como os alimentos integrais, frutas e verduras), que regularão a insulina.


voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.